domingo, 22 de março de 2009

Design Stuff - LED Art

Design Stuff

http://designstuff.wordpress.com/2008/02/09/led-art/feed/

LED Art

Em minhas andanças pela Internet (que se eu não tomar cuidado, me tomam horas de vida), encontro muita coisa interessante. Principalmente no RSS que assino. Um dia posto os mais interessantes aqui, mas vamos ao que me fisgou a atenção hoje.

Passeando pelo MAKE, encontrei muitas coisas a respeito de um assunto o qual o Rodrigo já tinha me falado, mas só agora estou pesquisando o poder de possibilidades: os LEDs.

Primeiro, O QUE SÃO LEDS?

LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz.

O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando energizado emite luz visível. A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas do elétron. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons. Essa recombinação exige que a energia possuída por esse elétron, que até então era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz.

(fonte: Wikipedia)

Agora você, designer, criativo, nerd, geek ou um mero leitor deve estar se perguntando: o que é que eu vou fazer com essa coisinha?

A resposta não é simples, mas é tão extensa que eu poderia postar dezenas, se não centenas de idéias dos mais variados locais do mundo. Gente que deu utilidade muito interessante para esses diodos.

Apenas para referência, e para ilustrar sua mente com projetos, aqui vão algumas que me interessaram muito.

Para iniciantes no mundo dos LEDs:

Para quem não sabe nada de LEDs, e nem sobre como botá-los para funcionar, os links acima mostram projetos básicos e muito fáceis, enquannto vão ensinando sobre diodos, resistores e tudo o mais que você tem que saber prabotar essas coisinhas luminosas pra funcionar.

fdgfkpkvjpep27wb1dmedium.jpg

LEDs for Beginners

Beginners wiring projects: LED banks

LED Beginner Project: Part 2

Faça uma caneta luminosa:

Para sua introdução no mundo da Writing LED Art (tá, eu inventei esse nome agora, sim), você precisa de uma caneta luminosa, que também não parece apresentar dificuldades em sua produção.

f4dof37fc2efztdmedium.jpg

Desenhando:

Caneta pronta, é hora de aprender algumas técnicas de desenho, e ficar boquiaberto com o trabalho de pessoas que já dominam a caneta. Tem gente que faz até animação!

fbl2napfc6ir0eomedium.jpg
ld.jpg
cuttlefish.jpg

Light Doodles (Esses caras são muito bons! O site traz até uma história da LED Art)

unklstuart (o Flickr deles)

PIKAPIKA: in kitijoji (animação com luzes!)

Make a “pikapika” style animation

Write or Draw with Light!

LED Throwies:

Para quem não quer ficar só na caneta, e na obscuridão de uma foto, pode tentar a LED Art mais ativa, feita com os próprios LEDs colados em baterias e ímãs e alocados em paredes metálicas pela cidade:

fv00u508zpep27tmesmedium.jpg

LED Throwies (como fazer os seus)

LED Throwie Talkie

Adult Swim and Interference Inc (e o que pode virar)

LED Floaties: That float away! (se preferir algo mais… aéreo)

LEDs, Lasers e projetos mais ousados:

Os LEDs são fichinha pra você? Que tal projetos mais grandiosos e mais ousados, como os do Grafitti Research Lab?

fqkrie6x2cepd7qx62medium.jpg

Electro-Graf

Grafitti Research Lab

Flickr GRL

PROJECTION BOMBING

Outras idéias:

Tá ok, você achou tudo isso muito bonitinho, mas ainda não viu aplicação prática para isso? Quer ganhar dinheiro com os simpáticos diodos? Aí vai:

fgf618ifbpf3jc5.gif

Get the LED Out! Speed Challenge (um concurso para produtos com LEDs)

E os participantes

How to Enter the Ghetto Matrix (DIY Bullet Time) (um clipe com LEDs!)

How to build a Daft Punk Table Replica (faça as suas e venda… ¬¬)

Se eu encontrar mais coisas, posto posteriormente…

Meus LEDs:

Eu me empolguei tanto, que peguei a câmera com o meu pai e fiz uns testes. A princípio, utilizei um circuito que eu mesma construí há uns bons 6 ou 7 anos, quando era pré-adolescente e pré-geek.

09022008191.jpg
vermelho3.jpg
(Para fazer isso, regule sua câmera para ficar com um tempo de abertura maior, como algo em torno de 10 segundos, para começar)

Porém, depois, eu e meu pai descobrimos que a casa está cheia de LEDs, e que as possibilidades são enormes. Roteadores, telefone, modens, celulares, lanterninhas, mouses… as primeiras exeprências ficaram bem legais:

verde.jpg
(As luzes do roteador rendem boas fotos)
vermelho.jpg
vermelho2.jpg

Também descobri que ele tem um arsenal de LEDs em casa. Vamos ver se esse fim de semana brinco de técnica em eletrônica e me aprofundo mais no assunto. Posto as experiências aqui.

E viva a LED Art!

Sem comentários: