segunda-feira, 23 de março de 2009

LEDs Bicolores

por Suporte Eletronica .org - última modificação 2008-05-05 17:44

LEDs bicolores unem dois componentes unicolores no mesmo encapsulamento, possuindo dois ou três terminais.

Nos LED bicolores de três terminais o catodo dos dois LEDs é comum e conectado internamente. LED Bicolor 3 Terminais 5mm
Para ligar qualquer um dos LEDs, ou ambos, você deve conectar o catodo ao negativo da fonte através de um resistor limitador de corrente, com o valor adequado para a sua fonte de alimentação e LED, e o anodo ao polo positivo da fonte. Obviamente você também pode limitar a corrente individualmente através de resistores no anodo.
Se você acionar ambos anodos ao mesmo tempo obterá uma coloração diferente das dos LEDs individuais, uma vez que as cores serão combinadas.

Já os LEDs bicolores de dois terminais possuem os componentes internos conectados de forma oposta. O anodo do LED unicolor é conectado ao catodo do outro LED unicolor, e vice-versa. Então, aplicando tensão nos terminais apenas um dos LEDs acende, dependendo da direção da corrente elétrica. Assim, se você precisa conectar um destes LEDs a um microcontrolador, necessitará de dois pinos para controlar ambos os LEDs.

LED Bicolor 2 Terminais
Como pode ser visto, você poderá alternar entre ambos LEDs sem qualquer técnica específica. Chaveando os LEDs em alta velocidade você obterá o efeito de ambos LEDs estarem ligados ao mesmo tempo, com um efeito luminoso diferente.

LED Bicolor com Inversor

Se o seu projeto possui limitação de pinos, você pode utilizar uma porta lógica inversora, permitindo o acionamento de ambos LEDs com apenas um pino, como mostrado acima.

Versão em português por Eletronica.org.
Adaptado com autorização, do original em Science Prog.

2 comentários:

Anónimo disse...

?Minha empresa está a procura desse tipo de led, porém sem a trava. Daquele tipo que fica rente a placa.
Por acaso, vc teria como me dizer onde encontrar?
(dani_mathiaslopes@hotmail.com)
Obrigada

Anónimo disse...

a segunda imagem de porta inversora acho que nao vai funcionar nao
pq vai chegar 1 nos dois pinos ou 0 nos dois pinos nao mesmo tempo