segunda-feira, 23 de março de 2009

RODAS ILUMINADAS

Esta é mais uma proposta ornamental para os leds, mas que acaba chamando a atenção e deixando a bike mais visível e, provavelmente, mais segura.
Estas rodas iluminadas realmente "gritam" nas bikes.
Parece um equipamento muito complexo, mas o conceito é simples: uma barra de leds, alinhada radialmente com a roda, acende em uma sequência programada, criando a ilusão de uma imagem (ou escrita) enquanto a roda gira.
Entendeu? Pois é, não é tão simples assim.
Primeiramente gostaria de dizer que ilusão não é o termo correto, já que a palavra significa "ver sem luz", isto numa tosca explicação, então acho que impressão visual é mais acertado.
Bom, voltando, os leds vão acendendo e apagando e, devido a nossa falta de capacidade de perceber isso rapidamente, conforme a roda gira, enxergamos os desenhos luminosos.
Algo parecido com o cinema e aquele negócio dos quadrinhos passando tão rápido que apenas percebemos a cena em movimento.
Em inglês, esse efeito chama POV - Persistence of Vision, que ficaria persistência da visão em português, mas acho que não passa a muito bem a idéia.

Na imagem abaixo conseguimos visualizar a barra de leds.

No sítio, recomendadíssimo, instructables, tem um projeto pra construir um desses aí na sua casa (tem muita coisa legal neste site, vale a pena dar uma explorada). Mas se você quiser comprar pronto, vai no Monkeyletric.

Sem comentários: